6 de ago. de 2012

Cartilha sobre tráfico de pessoas

O site do Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria), durante a programação dos 20 anos do ECA, fará o lançamento da cartilha Tráfico de Pessoas no DF. Essa publicação é direcionada a jovens e adolescentes e tem como finalidade realizar um trabalho preventivo junto a essa população.

A cartilha foi produzida pelo Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no DF, em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e Ministério da Justiça. Essa é a terceira edição dessa cartilha, porém as anteriores lançadas, respectivamente, nos de 2005 e 2007, tinham como público alvo os técnicos e gestores.

Essa é mais uma das ações do Comitê que foi criado em 22 de setembro de 2004 e sua articulação ocorreu a partir dos resultados da Pesquisa sobre Tráfico de Mulheres, Crianças e Adolescentes para fins de Exploração Sexual Comercial no Brasil (Pestraf) realizada em 2002.

Conforme explica a representante do Comitê, Aldayr Brasil, o tráfico de seres humanos é muito difícil de ser contabilizado. “Nós só temos fatos, casos, mas é difícil ter isso em números porque as pessoas têm medo de represália, mas sabe-se que no mundo existem aproximadamente quatro milhões de casos de seres humanos”, explica a representante. Os estados com situação mais grave são o Ceará, Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro.

Pesquisa

A pesquisa Pestraf contabilizou a existência de 131 rotas internacionais e 110 domésticas utilizadas pelas redes de Tráfico no Brasil. Ainda de acordo com a pesquisa, em sua maioria, as rotas saem de municípios no interior do estado em direção aos grandes centros ou para regiões de fronteira internacional.
 
FONTE E CARTILHA:  CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário