3 de jul. de 2014

5 literaturas sobre prevenção de violência sexual na infância



As bibliografias em questão foram produzidas especialmente para o público infantil, possuindo ilustrações que facilitam a aproximação e identificação das crianças com as estórias.  A abordagem lúdica e, em alguns dos livros, a linguagem metafórica, além de tornar o enredo menos “pesado”, também permite aos educadores, familiares, terapeutas soltarem a criatividade para trabalhar o assunto junto às crianças por meio de estratégias que podem incluir a teatralização (por meio de bonecos, fantoches, etc.), jogos e demais atividades.  

A temática referente ao corpo e à sexualidade é debatida na maior parte dessas literaturas, principalmente porque a abordagem destas questões junto às crianças desenvolve a habilidade e competência das mesmas para a identificação de situações características de abusos que possam ser cometidos contra si ou seus colegas.

Recomenda-se a leitura prévia dos materiais aqui recomendados antes de sua utilização direta pela criança, a fim de verificar a adequação da faixa etária e condições de compreensão dos mesmos por parta da(s) crianças(s) com quem se pretende trabalhar.  Ainda nesta ocasião, sugere-se a leitura mediada pelo adulto, permitindo o esclarecimento de dúvidas ou mesmo, facilitar a interpretação das imagens e metáforas, além da própria disponibilização para discutir o tema e sua relação com o cotidiano infantil.


O SEGREDO DA TARTANINA
(Alessandra R. S. Silva, Sheila M. P. Soma, Cristina F. Watarai e ilustrações de Saulo Nunes – Editora UDF - http://www.tartanina.org.br/ )
Este livro conta, através de personagens marinhos, o que aconteceu com Tartanina, uma pequena tartaruguinha, e qual era o segredo guardado por ela.  A estória mostra as artimanhas que o agressor utilizou para enganar a Tartanina e, também, outros amigos.  Em alguns momentos, específicos, disponibiliza espaços no livro para que a criança possa interagir com o livro, expressando seus próprios sentimentos.  Mesmo fazendo uma metáfora com personagens do fundo do mar, o livro aborda a maneira como o segredo das situações de abuso e violência se torna algo extremamente danoso para a vítima, podendo trazer à tona ansiedade, vergonha, sentimento de culpa, medo ou insegurança.

MEU CORPO É ESPECIAL
(Cynthia Geisen – Editora Paulus)
Este é um guia para que se possa conversar com as crianças sobre abuso sexual. A intenção deste livro não é assustar as crianças, mas ajudá-las a se sentirem seguras.  Saber diferenciar um toque adequado de um inadequado, e saber o que fazer quando o toque de alguém a incomodar será um bom começo rumo à conquista deste objetivo.  Como adultos, não podemos assegurar que as crianças vivam livres do perigo; mas nós podemos garantir que estaremos ao seu lado quando algo acontecer. As crianças precisam saber que existem adultos em sua vida com quem elas podem partilhar suas mais íntimas preocupações, e elas precisam confiar que suas inquietações serão levadas a sério.  Ler este livro e conversar com as crianças sobre este tema vai ajudá-las a perceber que há alguém.  A produção da Editora Paulus, com um viés cristão, aborda com cuidado e respeito o tema sob a perspectiva das crianças menores.  Pode servir de base para pais/responsáveis e educadores adequarem sua fala às crianças alertando a respeito dos cuidados consigo, com seu corpo e com abordagens indevidas.  As ilustrações são inspiradoras para conversas a respeito de suas interpretações, enfatizando o cuidado, segurança, conforto, desconforto, raiva, segredos, culpa e apoio.

PIPO E FIFI
(Caroline Arcari – Editora Cores - http://www.pipoefifi.org.br/home.html )
Este livro é uma ferramenta de proteção que explica às crianças a partir de 4 anos, com a ajuda dos monstrinhos Pipo e Fifi, conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas.  De forma simples e descomplicada ensina a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando caminhos para o diálogo, proteção e ajuda.  Lembrando que a educação sexual deve fazer parte do cotidiano do lar e da escola no processo de prevenção, a criança precisa construir alguns conceitos básicos de prevenção, que compreendem:  entender que tem controle e é dona do seu próprio corpo; compreender que tem o direito de recusar toques e carinhos; saber nomear todas as partes do corpo, incluindo partes íntimas; diferenciar toques adequados de toques inadequados, considerando as circunstâncias de necessidade de cuidados de saúde e higiene; identificar pessoas de confiança de sua convivência ou fora dela.
O site desta produção ainda conta com diversos materiais disponíveis para download, como livro de atividades, iconográfico, protetores de tela e desenho para colorir, além de jogos interativos on line.

SEGREDO SEGREDÍSSIMO
(Odívia Barros – Geração Editoria)
Recomendado para crianças a partir de 5 anos de idade, o livro fala sobre Adriana, uma menina triste que tem um segredo segredíssimo. A sorte dela é que sua amiga Alice é muito esperta e, ao saber do segredo, dá a Adriana um conselho conselhíssimo. Adriana segue o conselho e sua vida muda para melhor. Livro infantil polêmico e inovador, toca delicadamente – mas com firmeza – na questão do abuso infantil.  Se você acha difícil explicar para as crianças de onde vêm os bebês, imagine falar sobre abuso sexual para seu filho pequeno. A autora produziu este material a partir da necessidade de falar sobre abuso sexual para sua filha que, quando pequena, foi vítima de uma situação desse caráter.  Com o hábito de contar historinhas de ninar, Odívia percebeu a eficiência dos contos de fadas para ensinar e explicar os perigos do mundo usando linguagem lúdica e, assim, surgiu “Segredo Segredíssimo”.

ANTONIO
(Hugo Monteiro Ferreira – Editora Escrita Fina)
O que fazer quando as pessoas mais importantes da sua vida são ameaçadas? Calar-se para evitar o pior? Foi o que Antônio, de sete anos, fez coagido pela Mão. Mas, afinal, o que seria pior do que viver sob os caprichos, vontades, desejos e covardes intimidações de uma Mão amoral e sem pudores? Uma Mão que é gente — com nome, braço, rosto, corpo, idade. E existe muita gente má por aí! Este livro trata, com tato e apoiado na sutileza da metáfora, de um tema forte, porém delicado: o abuso sexual infantil. Passeando, inspirando-se e buscando lições em histórias infantis universais e clássicos da nossa literatura, e mesmo em narrativas contemporâneas  o autor traz à roda um tema ainda tabu, uma grave e injustificável violência que aflige crianças, adolescentes, famílias, lares, a sociedade enfim.
Na trama, Antônio adora brincar, correr, ler histórias em quadrinhos e sonha em ser mágico e saber voar, como permite a imaginação. Um garoto com tudo para ser plenamente saudável e feliz, não fosse pela Mão, maldosa e ameaçadora. Amedrontado, consumido pela tristeza e intimidado, Antônio vira outro menino: calado, antissocial, entediado, dispersivo. 

   

Um comentário:

  1. Adorei as dicas e compartilhei com os leitores do Roteiro Baby Floripa!
    Beijos Patty

    ResponderExcluir