9 de jul. de 2012

Cartilha sobre o ECA



O NUPEDS, das Faculdades Claretianas de Rio Claro, desenvolveu um site para divulgar o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. O site está disponível no endereço:http://eca.claretianas.br/
Uma das questões trabalhadas neste material diz respeito ao tema abaixo>


Deveres das crianças e dos adolescentes
Fala-se que o ECA só prevê direitos e que se esqueceu de falar sobre os deveres, mas será que isso é verdade? É curioso notar que no ECA não se observa uma lista de deveres das crianças e dos adolescentes. Esse fato desencadeia uma pergunta em nossa mente: As crianças e os adolescentes não possuem deveres?
A resposta é que as crianças e adolescentes não são apenas portadores de  direitos, mas também de deveres. Sempre há uma contrapartida, caso contrário seria fácil demais viver em um mundo apenas repleto de direitos. O outro lado do jogo é que assim como os adultos, as crianças e os adolescentes possuem deveres: e são muitos! 
A primeira regra básica dos deveres é “não praticar atos que a lei brasileira considera como crime”. E tem mais: cada direito corresponde um dever. Explicando melhor, podemos observar que o ECA traz uma lista completa de direitos das crianças e dos adolescentes.

Os deveres, por sua vez, não estão escritos, mas esse fato de não estar expresso não indica que eles não existam.    Na verdade, podemos dizer que os deveres estão subentendidos por trás de cada direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário