No último
encontro do EMFRENTE, realizado em período integral, assistimos ao filme “Mentes
Perigosas (“Dangerous Minds”, EUA, 1995, Jonh N. Smith), protagonizado por
Jodie Foster, com vistas a buscar relacionar as ações da professora aos pilares
da educação para a resiliência. Mesmo não
sendo um filme recente, é bastante atual e, de certa forma, possui semelhanças
com os contextos de muitas comunidades atendidas pela nossa Rede. Nesse sentido, fica a sugestão do filme e a
atenção ao olhar do mesmo sobre a resiliência.
Ressaltando
as estratégias educacionais promotoras de resiliência:
- Empatia;
-
Comunicação eficiente;
- Mudar
roteiros negativos;
- Amar de
forma com que eles se sintam especiais e admirados;
-
Aceitá-los como eles são;
- Ajudá-los
a identificar suas habilidades e com elas experimentar sucesso;
- Ajudá-los
a aprender que erros são oportunidade para aprender;
- Ajudá-los
a desenvolver responsabilidade, compaixão e consciência social;
-
Ensiná-los a resolver problemas e tomar decisões;
-
Disciplinar promovendo a autodisciplina e autoconfiança.
(Fonte: ARRUDA, M.A., Almeida, M., Bial, M.E.,
Polanczyk G.V., MOURA-RIBEIRO, M.V., GOLFETO, J.H. Projeto
Atenção Brasil: Saúde Mental e
Desempenho Escolar em Crianças e
Adolescentes Brasileiros. Análise
dos resultados e recomendações para o educador com base em evidências
científicas. Ed. Instituto Glia, Ribeirão Preto, SP, 2010 – disponível neste
blog).
Sinopse
do filme:
Oficial
da marinha (Michelle Pfeiffer) abandona carreira militar para realizar o antigo
sonho de ser professora de inglês. Mas o grupo de alunos rebeles que tem pela
frente logo na primeira escola em que leciona será capaz de colocar à prova
todo seu treinamento e experiência adquiridos na caserna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário