4 de jul. de 2012

Filme "Mentes Perigosas"


No último encontro do EMFRENTE, realizado em período integral, assistimos ao filme “Mentes Perigosas (“Dangerous Minds”, EUA, 1995, Jonh N. Smith), protagonizado por Jodie Foster, com vistas a buscar relacionar as ações da professora aos pilares da educação para a resiliência.  Mesmo não sendo um filme recente, é bastante atual e, de certa forma, possui semelhanças com os contextos de muitas comunidades atendidas pela nossa Rede.  Nesse sentido, fica a sugestão do filme e a atenção ao olhar do mesmo sobre a resiliência.

Ressaltando as estratégias educacionais promotoras de resiliência:
- Empatia;
- Comunicação eficiente;
- Mudar roteiros negativos;
- Amar de forma com que eles se sintam especiais e admirados;
- Aceitá-los como eles são;
- Ajudá-los a identificar suas habilidades e com elas experimentar sucesso;
- Ajudá-los a aprender que erros são oportunidade para aprender;
- Ajudá-los a desenvolver responsabilidade, compaixão e consciência social;
- Ensiná-los a resolver problemas e tomar decisões;
- Disciplinar promovendo a autodisciplina e autoconfiança.
(Fonte:  ARRUDA, M.A., Almeida, M., Bial, M.E., Polanczyk G.V., MOURA-RIBEIRO, M.V., GOLFETO, J.H.  Projeto Atenção Brasil:  Saúde Mental e Desempenho Escolar em Crianças e Adolescentes Brasileiros.  Análise dos resultados e recomendações para o educador com base em evidências científicas. Ed. Instituto Glia, Ribeirão Preto, SP, 2010 – disponível neste blog).

Sinopse do filme:
Oficial da marinha (Michelle Pfeiffer) abandona carreira militar para realizar o antigo sonho de ser professora de inglês. Mas o grupo de alunos rebeles que tem pela frente logo na primeira escola em que leciona será capaz de colocar à prova todo seu treinamento e experiência adquiridos na caserna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário