12 de jul. de 2012

Apresentação das Ações do EMFRENTE à Secretaria Municipal de Educação

Na última terça-feira, dia 10/07, os membros do EMFRENTE estiveram junto aos profissionais da Secretaria Municipal de Educação de São José apresentando suas ações.  
A abertura do encontro foi realizada pela educadora Rosilene Vieira Reinert, do CEM Renascer, que envolveu a todos com a dinâmica da teia, sendo que cada participante manifestou-se sobre as angústias vivenciadas em seu trabalho.
Ao refletir sobre esta atividade, a educadora Flávia Scarpelli Leite comentou:  "A "rede de proteção" é uma teia, onde todos de certa forma estão envolvidos e todos são co-responsáveis. Ótima reflexão. Ótima tarde. Sim, ainda podemos fazer alguma coisa!"
Dando continuidade à sua apresentação, Rô ainda ressaltou a importância de que o educador exercite um olhar sensível, uma escuta sensível e uma fala sensível no espaço escolar e, sobretudo, no manejo às questões que se referem à violência contra a criança e o adolescente.
As educadoras Margarete Hauser Pereira, participante ativa dos encontros desde o ano de 2010, e Edna Leopoldo da Silva, diretora do CEI Bom Jesus de Iguape, apresentaram seu depoimento sobre o impacto do EMFRENTE no olhar da instituição sobre a violência, bem como sua contribuição para um melhor manejo e encaminhamento das situações relacionadas ao tema.
Flávia Scarpelli Leite, representante do CEM Escola do Mar, apresentou a todos a ação desenvolvida por ela em parceria com alguns profissionais da escola onde atua, com o intuito de contribuir com a promoção da resiliência entre os educadores.  Além disso, gentilmente registrou imagens do encontro, demostrando o talento que possui não apenas como educadora, mas também como fotógrafa, sua outra profissão.

As professoras de Atendimento Educacional Especializado do CEM Morar Bem, Fabiana Cruz Tonelli e Roseani Cunha dos Santos também ilustraram com uma dinâmica a prática de ações promotoras de resiliência que vem desenvolvendo no espaço onde trabalham.  A atividade proposta ao grupo permitiu a reflexão sobre as surpresas, por tantas vezes, doces, que as "situações-problema" a serem resolvidas, em nosso cotidiano, podem proporcionar.  Quem saboreou o resultado foi a educadora Dalva Souza, que participa dos encontros do grupo desde sua criação.
Dentre as observações e discussões feitas no decorrer daquela tarde, ficou evidente a necessidade de mobilização de todas as instituições de ensino desta Rede, em prol do enfrentamento e manejo adequado das violências contra criança e adolescente que se manifestam no espaço escolar.  O envolvimento das famílias neste processo, bem como o fortalecimento das redes de apoio são, também, cruciais neste processo, de acordo com os depoimentos e reflexões do grupo.
Com o intuito de facilitar a divulgação do grupo, material que que vem sendo trabalho pelo mesmo, além deste blog, que se propõe a ser mais um canal de participação, foram distribuídos CDs EMFRENTE, além de um marcador de página com o endereço do blog, a cada participante presente naquele encontro.

Um comentário:

  1. Momento enriquecedor, como sempre. A oportunidade de apresentar nossas ações fortalece o grupo, sem dúvidas. Não podemos cair na utopia de que teremos o apoio e interesse pela causa de todos. Mas as portas precisam estar abertas, para todos que querem caminhar junto da gente.
    O EMFRENTE tem mexido comigo e me tornado uma pessoa melhor.
    Bjos queridas.

    ResponderExcluir