4 de ago. de 2013

Pipo e Fifi - Prevenção de Violência Sexual na Infância

Prezados colegas do EMFRENTE, educadores da Educação Infantil e pais de pequeninos, segue dica de um material muito interessante para atingir aos pequenos, com ilustrações lindas, linguagem clara e adequada à faixa etária e mensagem importantíssima!  No site há possibilidade de baixar o livro, desenhos referentes ao tema para colorir e até um jogo! 

Esta é uma publicação online da ong CORES, disponível para download gratuito e reprodução (sob autorização) também gratuita por órgãos de defesa dos direitos das crianças e adolescentes, promoção social, saúde e educação. Sua venda é proibida.
Centro de Orientação em Educação e Saúde é uma organização sem fins lucrativos que atua na prevenção primária da violência sexual infanto-juvenil por meio da Educação Sexual, capacitando educadores e profissionais de saúde, desenvolvendo projetos junto às instâncias de educação e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, produzindo materiais didáticos e de comunicação na área da Sexualidade Humana e realizando produção de conhecimento e pesquisas.
Por 2 anos consecutivos, o CORES recebeu o Prêmio Paulo Freire do Ministério da Saúde em parceria com a APTA, se destacando com os projetos Crescer e Maternidade / Paternidade, classificados entre os cinco melhores trabalhos de Educação Preventiva do Brasil. Em 2011, o trabalho Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes por Meio da Educação Sexual recebeu prêmio de Melhor Trabalho no Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de DST/AIDS. Em 2012, o site do CORES recebeu o selo Site Amigo da Criança.
A autora, Caroline Arcari é pedagoga, especialista em Arte-Educação, Educação Sexual e Sexualidade Humana.  Diretora da ESCOLA DE SER, um projeto social que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social da cidade de Rio Verde - GO, também é presidente do CORES.
Mais informações, aqui:  http://www.pipoefifi.org.br/home.html


2 comentários:

  1. Achei muito legal!!! Vale usar com as crianças nas aulas de leitura, atividades extras e com criatividade até um teatrinho vai bem!!!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo referencial para o enfrentamento à violência sexual, principalmente nas escolas onde o olhar atento das professoras e professores poderá identificar, trabalhar e realizar os encaminhamentos devidos.

    ResponderExcluir