4 de jul. de 2012

Filme "Voltando a Viver"



Trechos do filme “Voltando a Viver” (“Antwone Fischer”, EUA, 2002, Denzel Washington) foram exibidos num dos encontros do EMFRENTE, neste ano, visando o debate acerca da resiliência.  Na história, três crianças foram expostas a diversas formas de violência (incluindo violência psicológica, física e sexual), tomando rumos distintos em sua vida adulta.  O filme enfoca a vida da criança que, já vida adulta apresentava comportamentos que refletiam a infância que teve, porém, tomou um rumo de superação e progresso. Uma amizade saudável e apoiadora pode ter sido um dos pontos fundamentais para a constituição da resiliência, neste caso. 

Lembre-se de que a criança e o adolescente resiliente:
- Lida melhor com o estresse, a pressão e os desafios da vida diária;
- Tolera melhor suas frustrações;
- Consegue superar as adversidades e traumas;
- Estabelece objetivos claros e reais;
- Resolve bem seus problemas;
- Se relaciona bem com os outros;
- Sabe respeitar os outros e a si próprio.
(Fonte:  ARRUDA, M.A., Almeida, M., Bial, M.E., Polanczyk G.V., MOURA-RIBEIRO, M.V., GOLFETO, J.H.  Projeto Atenção Brasil:  Saúde Mental e Desempenho Escolar em Crianças e Adolescentes Brasileiros.  Análise dos resultados e recomendações para o educador com base em evidências científicas. Ed. Instituto Glia, Ribeirão Preto, SP, 2010 – disponível neste blog).

Sinopse do filme:
Denzel Washington estréia triunfalmente como diretor e Derek Luke está fantástico em seu primeiro papel para as telas de cinema, nesta história intensa sobre sobrevivência e triunfo. Inspirado em acontecimentos reais da vida de Antwone Fisher, Voltando a Viver conta a história comovente de um marinheiro rebelde (Luke) que recebe ordens para consultar-se com o psiquiatra da Marinha (Washington), pois precisa aprender a dominar seu temperamento instável. O que ele não imaginava era que, ao entrar no consultório do médico, seria iniciada uma profunda viagem emocional que o fará confortar-se com seu doloroso passado e estabelecer ligações com a família que ele nunca conheceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário