17 de set. de 2012

Canal on-line orienta adolescentes e crianças sobre os riscos na Internet


O HelpLine Brasil oferece gratuitamente orientação psicológica para uma navegação saudável.  oferece gratuitamente orientação psicológica sobre os perigos da Internet. O serviço é inédito e tem como público alvo crianças e adolescentes, bem como pais e educadores.

Credenciado pelo Conselho Federal de Psicologia, o canal está disponível em dois endereços
www.helpline.org.br ou www.canalajuda.org.br.
O atendimento pode ser feito via chat ou e-mail. O contato via chat está disponível nos dias úteis (segunda à sexta) de 13h à 19h. Já o canal via e-mail, está disponível 24h por dia, todos os dias da semana. A equipe responde às mensagens em até 2 dias úteis.

Para usá-lo, basta realizar um cadastro inicial que pode ser anônimo. As perguntas realizadas pelos usuários e as informações apresentadas são mantidas em sigilo, salvo em casos em que a lei determina a obrigatoriedade da denúncia de violência grave ou ameaça à vida da crianças e/ou adolescente que deverão ser protegidos, partindo sempre do melhor interesse da criança.
O canal é resultado da parceria da SaferNet com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes. Surge da necessidade de oferecer orientação especializada, uma vez que dos atuais 80 milhões de usuários de Internet no Brasil, 12% tem entre 6 a 14 anos, segundo dados da ComScore (2010). Essa faixa etária passa 60% do tempo online navegando em redes sociais e interagindo com outros usuários.

O Helpline Brasil faz parte da rede global de canais de ajuda e orientação Child Helpline Internacional, presente em 133 países. O canal brasileiro, entretanto, é um dos únicos do mundo a oferecer orientação psicológica mediada por computador (chat e e-mail) e não por telefone, como ocorre na maioria dos outros países.

O HelpLine Brasil oferece orientação sobre:
- Aliciamento sexual de crianças e adolescente
- Ciberbullying (humilhação e intimidação pela internet a criança e adolescente
- Sexting (troca via celular entre adolescentes, de imagens e textos de conteúdo sexua)
- Privacidade da criança e do adolescente na Web
- Uso exagerado da internet
- Dica para pais e educadores.


FONTE:  CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário