23 de abr. de 2015

Projeto “Criança Exposta ao Vírus HIV em São José” recebe prêmio


O EMFRENTE vem, com alegria, parabenizar a equipe de Vigilância Epidemiológica/ Secretaria Municipal de Saúde de São José pelo projeto vencedor da medalha Nacional Zilda Arns, na categoria Políticas Públicas Integradas para a Primeira Infância. Em especial a Psicóloga Graziele Justino e as Assistentes Sociais Patricia Carmen Rodrigues e Karini Medeiros (nesta ordem, na imagem acima), que escreveram o projeto que impactou diretamente na vida de 78 crianças do município de São José, recebendo o tratamento adequado mediante à exsposição ao vírus HIV, tendo o mesmo negativado. 
Este grupo já vem desenvolvendo uma parceria de longa data com o PENSEEducação/Setor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, contribuindo na orientação aos educadores a partir do conhecimento técnico e prático de seus fazeres profissionais no que diz respeito à proteção à infância josefense.

Compreenda melhor o contexto em que vem se dando o desenvolvimento deste trabalho, a partir das palavras da Assistente Social Patricia, a seguir:
“Em 2012 solicitei transferência para a Vigilância Epidemiológica e fui muito bem recebida pela Diretora na época que acreditou no meu trabalho, a Enfermeira Michelle Estácio e que após insistência de uma técnica investigadora Jandira Lopes Vieira por uma assistente social, solicitou que eu trabalhasse com ela na busca ativa de crianças expostas ao vírus HIV. Não tenho nem palavras pra descrever tudo o que a Jandi me ensinou e o trabalho importantíssimo que iniciamos juntas. Tive minha vida profissional transformada! Lembro-me quando íamos ao Hospital Infantil fazer as buscas e o setor do Hospital Dia nos mostrava a pilha de prontuários de crianças oriundas de São José que nunca realizaram o tratamento e que ninguém sabia se estava infectada ou não. Em pouco tempo colocamos em dia. Foi um trabalho difícil. Doloroso até em alguns casos, mas extremamente recompensador quando pegávamos cada resultado negativo. Esse prêmio, se eu pudesse dar a alguém seria para ela e para todas as famílias vulneráveis que lutam por suas crianças mesmo sem condição pra isso. Porém hoje conseguimos ampliar a equipe e o projeto vencedor da medalha Nacional Zilda Arns foi escrito pelas mãos de nós três eu, Graziele Justino e Karini Medeiros numa parceria incrível entre serviço social e psicologia que qualificou ainda mais o trabalho que antes era desenvolvido. Mas temos a consciência de que toda nossa equipe nos dá suporte e apoio para conseguir executar um trabalho de qualidade e com eficiência. Portanto esse prêmio é de TODA equipe do Centro de Vigilância em Saúde de São José que por muitas vezes não tem seu trabalho reconhecido e nem condições favoráveis para desenvolvê-lo, mas mesmo assim o executa com humanidade, amor e profissionalismo. De 2011 a 2015 foram 78 crianças que buscamos e conseguimos manter o tratamento e negativá-las! São 78 vidas que estão saudáveis! E sim, por nossa intervenção. Tenho orgulho da equipe que faço parte. Tenho orgulho do meu trabalho e tenho orgulho tbm de receber esse prêmio junto de minhas colegas. Não posso deixar aqui de destacar tbm a nossa farmacêutica Silvana Stimamiglio que é essencial neste trabalho, assim como a nutricionista Scheyla que é uma super parceira. As nossas investigadoras Albanira Figueira e Cristina Costa. Os motoristas Volnei Santos Fortkamp e Carlinhos Silva além da nossa atual Diretora Elaine Cunha e a coordenadora Silvia Netto que são incansáveis na luta pelo nosso trabalho.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário