22 de jun. de 2012

Disque 100


O Disque 100 – Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes é um canal de comunicação da sociedade com o poder público. O serviço recebe e encaminha denúncias 
sobre violência sexual e outras formas de violência contra crianças e adolescentes, como tráfico, violência física e psicológica e negligência.


O serviço atua em três níveis:
• Escuta, orienta e registra a denúncia; 
• Encaminha a denúncia para a rede de proteção e responsabilização; 
• Monitora as providências adotadas para informar ao denunciante o que ocorreu com a denúncia. 


Além de receber e encaminhar denúncias, orienta como denunciar situações de desaparecimento; como acionar outros órgãos de recepção de denúncias como os Conselhos Tutelares etc; acompanha e monitora cada denúncia; fornece informações e dados que podem subsidiar políticas públicas e ações de enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes.


A publicação a seguir oferece informações sobre o serviço Disque 100: dados de teleatendimentos e denúncias; tipos de violência registrados; recorte de gênero nas denúncias recebidas; distribuição das denúncias por regiões do País; entre outras. Apresenta, assim, um balanço do desempenho no período de maio de 2003 a maio de 2009. Foi a partir de maio de 2003 que o governo assumiu o serviço, priorizando o enfrentamento à violência infanto-juvenil; portanto o período analisado corresponde aos primeiros seis anos em que o Disque 100 está sob a gestão do governo federal.  Esta publicação constitui um instrumento fundamental para se compreender o significado e os alcances desse serviço. 


O Disque 100 funciona diariamente, das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. Qualquer pessoa pode utilizar o serviço – adultos, crianças e adolescentes – e é garantido o anonimato. Há quatro formas de acessar o serviço:
• Discagem direta e gratuita do número 100 (no Brasil);
• Discagem direta e gratuita do número 55 61 3212 8400 (fora do Brasil);
• Envio de mensagem para o e-mail: disquedenuncia@sedh.gov.br;
• Uso da hotline http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/sedh/.


Para mais informações sobre o DISQUE 100, conheça a cartilha com dados sobre 100.000 denúncias e um retrato da violência sexual infanto-juvenil:
CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário