22 de jun. de 2012

SEST/SENAT - Programa de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes




Todos os anos, a Confederação Nacional do Transporte e o SEST SENAT apóiam a Campanha Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes . O objetivo é ajudar na conscientização de caminhoneiros e da população em geral sobre a importância de modificar esse cenário.

De acordo com levantamento da Polícia Rodoviária Federal, as rodovias federais brasileiras têm 1.819 pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes. Um ponto vulnerável significa um local em que pode haver exploração, como postos de gasolina, hotéis, boates, restaurantes e estacionamentos para caminhões. Além disso, em cada ponto, pode haver mais de um estabelecimento que favorece a prática do crime.

O Programa de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – ESCA  – foi criado em 2004 pelo SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte/ Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) com o objetivo de conscientizar trabalhadores do setor do transporte e a sociedade sobre a importância do enfrentamento e denúncia da exploração sexual infantojuvenil.
Desde a criação do Programa, várias ações foram promovidas pelo Sest Senat em prol de um universo mais saudável, no qual crianças e adolescentes possam crescer e se desenvolver naturalmente.
 A experiência adquirida demonstra que, mesmo envolvendo uma temática de difícil abordagem, a continuidade do Programa é válida e necessária. A exploração sexual de crianças e adolescentes ainda é uma realidade no Brasil e a conscientização dos trabalhadores do setor do transporte é uma importante estratégia para o enfrentamento deste crime tão comum.

Abaixo, a apostila do ESCA.

E, também, a versão eletrônica da revistinha "Mudança de Rumo", destinada aos caminhoneiros:

Nenhum comentário:

Postar um comentário