3 de dez. de 2013

Colcha itinerante - CEI Bom Jesus de Iguape


Representantes:  Edna Leopoldo da Silva e Margarete Hauser.



"Eu, Edna, recebi a colcha de retalhos do EMFRENTE das mãos da Ana e Edla.  O período de permanência neste lugar foi de três semanas, devido alguns problemas que a instituição estava passando.  Chegou no dia 05 de Setembro, uma quinta-feira, próximo ao almoço.  No mesmo instante já foi apresentado para as crianças e professores que estavam no refeitório, almoçando.  Ficou combinado que seria apresentado ao grande grupo no dia seguinte, pois teríamos reunião pedagógica.

A colcha foi apresentada pelas representantes da instituição e enquanto Margarete falava um pouco deste trabalho, houve várias manifestações e perguntas, pois alguns profissionais até o momento não tinham despertado para este trabalho e sua importância.  Ao terem contato com esta colcha de retalhos desta Rede, perceberam a importância do olhar para este lugar e para as situações.  Com isso o grupo decidiu expor no hall de entrada da instituição.  Margarete trouxe a reportagem que saiu no jornal sobre o trabalho na rede e colocamos ao lado.

Ficou muito legal, pois quem adentrava na instituição, deparava-se com este mural.  As pessoas que ali passavam questionaram, olharam surpresos.  Há  aqueles que passavam e não chamou a atenção e outros que se reuniram para debater sobre a situação. Enfim, foi uma experiência gratificante. 

Quanto ao grupo, fica o olhar mais atento para as situações do dia a dia, falas, gestos, atitudes e situações tragas do convívio familiar."*

* Este é o relato da primeira instituição de ensino que recebeu a Colcha de Retalhos do EMFRENTE neste ano. A Colcha tem sido composta por retalhos feitos pelos participantes e comunidade escolar, com o intuito de retratar as temáticas trabalhadas nos encontros e levadas às instituições de ensino.  A itinerância da Colcha do EMFRENTE iniciou no mês de Setembro, passando por 6 locais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário