19 de set. de 2014

Crimes na esfera virtual


De acordo com o delegado responsável pela Delegacia de Homicídios e Delitos Gerais Rodrigo Azem Buchdid, os casos de crimes virtuais têm aumentado consideravelmente. “Temos muitos registros de ocorrências que envolvem divulgação de fotos e vídeos através da internet e também agora pelo whatsapp, e os casos tem aumentado consideravelmente na cidade.” - ressaltou o delegado.

Azem Buchdid ressaltou que assim que a vítima manifesta o desejo de representar criminalmente contra o autor a polícia entra em ação. “Se conseguimos levantar o suspeito fazemos a apreensão do celular ou computador dele e também recolhemos da vítima, e com autorização judicial pedimos a quebra de dados telemáticos.” - explicou o delegado que ainda disse que os casos mais complexos são encaminhados para a Gerência Especializada de Crimes de Alta Tecnologia - Gecat.

Porém, ele alerta que só existe uma forma de evitar ter a vida pessoal espalhada na internet, é evitar a prática de tirar fotos e fazer vídeos sensuais; “O meio mais fácil de prevenção,  é que as pessoas não se dêem a essa prática de enviar fotos e vídeos, pois conectado ou não a internet qualquer pessoa pode ter acesso as informações em computadores e celulares.” 

A Polícia Judiciária Civil através da Gerência Especializada de Crimes de Alta Tecnologia - Gecat lançou uma cartilha onde dá diversas dicas de segurança, entre elas está o que fazer caso seja vítima de um crime virtual. A cartilha pode ser acessada através do endereço:

Nenhum comentário:

Postar um comentário