7 de out. de 2014

EMFRENTE engajado contra o desaparecimento de pessoas

Na próxima sexta-feira, dia 10 de Outubro, uma das palestras do encontro de formação do EMFRENTE se voltará a orientações básicas sobre prevenção e procedimentos mediante ao desaparecimento de pessoas.  Afinal, a cada ano são registrados 40 mil novos desaparecimentos nas delegacias do país. Alguns casos tem solução rápida, mas entre 10% e 15% permanecem sem respostas durante longos períodos ficando, em alguns casos, sem solução.

Para tratar deste tema, estarão conosco o Delegado Wanderley Redondo, da Delegacia de Pessoas Desaparecidas, e o Presidente do Portal da Esperança, Gerson Rumayor.


A DDPD tem como meta a reintegração do ente querido ao convívio familiar, por meio de um trabalho em parceria com os órgãos de segurança pública, em todas as esferas, com instituições públicas e privadas, além de outros segmentos da sociedade.  Esta Delegacia funciona no mesmo prédio em que está na DPCAMI, em São José, na Rua Adhemar da Silva, 1135, Kobrasol, fone 3665-5595.

O Portal da Esperança tem por fim trabalhar com a educação, prevenção e orientação da criança e do adolescente, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente, e tem como objetivos específicos:

-  Prevenção ao desaparecimento de crianças e adolescentes, bem como a procura por crianças e adolescentes desaparecidos.
-  Prevenção e educação contra o abuso e a exploração sexual infantil.
- Prevenção, orientação e educação contra a violência infantil.
- Defender e garantir os direitos previstos na Lei 8.069/1990 Estatuto da Criança e do Adolescente.
- Desenvolver suas atividades com base na Lei 8.069/1990.
- Participar dos conselhos municipais e estadual dos direitos da Criança e do Adolescente.
- Cooperar com entidades representativas de classe com objetivos afins.
- Promover reuniões de caráter cível e diversões de caráter cívico, social cultural e desportivo, dentro dos objetivos da entidade.
- Estimular a participação em atividades educativas para crianças e adolescentes.
- Propiciar relações amistosas entre as entidades de caráter social como grêmios, associações, conselhos e comunidade com objetivos voltados as crianças e adolescentes.
- Promover e participar de atividades de cunho essencialmente comunitário, com o objetivo de diminuir as desigualdades sociais entre crianças e adolescentes.


Dessa forma, pretendemos instrumentalizar os educadores da Rede Municipal de Ensino de São José com informações básicas referentes a esta temática, apresentando, também, a proposta de parceria com estas esferas, na atuação junto aos alunos por nós atendidos.

LINKS:
Facebook do Portal da Esperança:  https://www.facebook.com/portaldaesperanca.sc?fref=ts 

Nenhum comentário:

Postar um comentário