31 de out. de 2014

EMFRENTE é tema de TCC do curso de Pedagogia da UFSC




No último encontro de formação do EMFRENTE, tivemos a colaboração da pedagoga Dayse Maria Corrêa, que desenvolveu uma pesquisa junto ao grupo para elaboração de sua monografia para o curso de Pedagogia, na UFSC, no ano corrente, intitulada “EMFRENTE:  uma proposição de ‘enfrentamento’ à violência no contexto da Rede Municipal de Ensino de São José".  Seu trabalho analisou a criação, desenvolvimento e ações  do grupo, cuja proposta realizada junto à rede de ensino realiza a formação e proposições de atividades para as instituições de ensino, sobre o tema violência.  A pesquisa caracterizou-se como qualitativa de caráter descritivo e exploratória, com uso de análise de documentos orientadores da rede de ensino, realização de entrevista junto à profissional da coordenação e uso de questionário junto a professores participantes da formação.

Os educadores que contribuíram com a pesquisa destacaram a importância do grupo como um espaço de debates, reflexões, diálogos e ações contra a violência, além de contribuir com as reflexões para a prática docente.  A maior parte dos profissionais concorda que os temas abordados nos encontros de formação condizem com a necessidade de compreensão dos agentes de referência, tendo suas dúvidas sanadas.  Apontou-se, ainda, para a importância de mais estudos de caso e para a relevância da atuação de mais psicólogos, atuando junto às instituições de ensino, focando nessa perspectiva.

Percebeu-se que as avaliações sobre as ações do EMFRENTE são favoráveis no que toca à formação desses educadores, caracterizando-as como ousadas, ricas, positivas e que levam a escola a discutir, refletir e ajudar as crianças e adolescentes vítimas de violência.  Entretanto, a pesquisa apontou para o fato de muitos profissionais não terem uma participação mais efetiva no grupo em virtude de sentirem desconforto em tratar o tema “violência”, além de certa fragilidade em relação à constante  mudança dos agentes de referência nas instituições, dificultando a troca de informações e de novas ações. Esta rotatividade caracteriza-se como decorrente da participação de profissionais admitidos em caráter temporário e da desistência da participação do grupo pelos profissionais com vínculo efetivo.

Finalmente, sinalizou-se para a importância de outras pesquisas relacionadas ao grupo, tendo em vista que o EMFRENTE tem muito a oferecer como um espaço de pesquisa e como possibilidade de indicar que o tema do enfrentamento à violência carece de ampliação no âmbito da pesquisa acadêmica.

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