24 de nov. de 2014

Agente de Referência do EMFRENTE recebe Prêmio Escola


 
Na última semana, a Agente de Referência Daiana Della Giustina e sua parceira de trabalho, Danuza de Souza Nunes, tiveram seu projeto de prevenção à violência sexual contra crianças ("Cuide de Nossas Crianças"), desenvolvido no CEI Ondina Schmidt Gerlach, reconhecido pela OAB, agraciado com o segundo lugar do prêmio Escola Exemplo.  

O Prêmio Escola Exemplo foi uma iniciativa da Comissão OAB Vai à Escola para reconhecer boas práticas na rede pública de ensino. A presidente da Comissão Estadual OAB Vai à Escola, Ana Paula Travisani, que organizou o prêmio, ressaltou a importância de levar o direito e a cidadania a todos os membros da comunidade escolar e da sociedade. Ela lembrou a pesquisa realizada pela comissão no ano passado, que apontou índices assustadores de bullying nas escolas públicas da Grande Florianópolis - 82% dos alunos afirmaram, à época, conhecer pelo menos um caso em sala de aula. Segundo a advogada, dessa pesquisa surgiu a ideia de instituir um prêmio. O vice-presidente da Comissão, Kleiber Gomes Reis, e a secretária Jennifer da Silva Rodrigues, também participaram do evento.

O projeto vencedor, “Meninos e meninas bilíngues: o caminho para a inclusão”,  foi implantado na Escola Lauro Müller há nove anos pela então professora Márcia Raquel Martins, hoje diretora da instituição. À época, ela se preparava para receber um aluno surdo entre os demais, mas não havia intérprete disponível para estudar com ele. Ela fez, então, com que os alunos surdos das séries mais avançadas passassem a dar aulas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os alunos da turma de quarto ano, fazendo com a inclusão ocorresse de forma contrária à tradicional. O projeto, porém, deu tão certo que tomou conta de toda a escola, também por meio de teatro e depois com vídeo-aulas publicadas no blog Vejo Vozes, lançado em 2011. Hoje, a escola atende oito alunos surdos e se prepara para receber o nono em 2015.
 
 

O projeto desenvolvido na Rede Municipal de Ensino de São José, já apresentado também ao EMFRENTE, desenvolvido pela Agente de Referência como ação em prol do 18 de Maio, intitulado "Cuide de nossas crianças", com o segundo lugar, enfatizou a noção de sexualidade e autonomia do próprio corpo com crianças de 5 e 6 anos de idade, que vêm despertando a curiosidade em relação às partes íntimas e às diferenças entre meninos e meninas. O projeto trabalhou o corpo humano com os alunos e ensinou-os a diferenciar os toques de carinhos de toques abusivos, tudo por meio de histórias e brincadeiras. As professoras confeccionaram dois mascotes de pelúcia - o Pipo e a Fifi, personagens da história infantil de onde o projeto foi inspirado - que podem ser levados para casa a cada fim de semana. “A princípio, os pais se assustaram com a ideia do projeto, mas depois perceberam uma grande lição por trás dos personagens e o quanto precisamos ficar atentos com o que acontece com as nossas crianças”, salientou a professora Daiana Della Giustina.

O terceiro lugar ficou com a proposta "Biblioteca Kids", apresentado pela Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho, Estreito.  O projeto levou leitura e cultura para as crianças das creches municipais de Florianópolis por meio de uma minibiblioteca que é disponibilizada às instituições, com 200 a 300 livros obtidos por meio de doação. A finalidade é estabelecer uma ligação ainda maior entre família, educadores e comunidade. Até novembro, o projeto foi implantado em nove creches e contemplou cerca de 1,2 mil estudantes.  “A biblioteca não pode mais ser vista apenas como estantes e paredes, nem as creches como um depósito de crianças que são deixadas lá para os pais poderem trabalhar. A gente precisa sair disso e ser parceiras das escolas que tanto precisam da gente”, diz a coordenadora do projeto Maritza Fabiane Celestino, que recebeu o prêmio. 

A Coordenação do EMFRENTE parabeniza aos educadores por seus trabalhos e também às instituições nas quais atuam, pelo apoio.  Em especial, nosso reconhecimento à Agente de Referência Daiana Della Giustina, que materializou de forma brilhante, por meio do projeto desenvolvido com os bonecos Pipo e Fifi, a prevenção à violência sexual contra as crianças.  Fica a alegria de perceber que as ações deste grupo, iniciadas em 2010, fazem eco nas práticas dos educadores da Rede Municipal de Ensino de São José, que com seu talento e competência profissional atuam de forma a prevenir e combater as violências. 
 
 

OBS:  A matéria da Assessoria de Comunicação da OAB/SC serviu de base para este texto:  http://www.oab-sc.org.br/noticias/projeto-que-incentiva-inclusao-na-escola-lauro-muller-vence-1o-premio-exemplo/10790

Nenhum comentário:

Postar um comentário