30 de abr. de 2014

Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Ensino Municipal de São José


Em 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no estado do Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O  “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações como essa ainda se repetem.
Em virtude desta data, a Secretaria Municipal de Educação por meio do EMFRENTE, e sob organização de seus Agentes de Referência está recomendando o desenvolvimento de ações em parceria com os demais profissionais das instituições de ensino, que promovam a reflexão acerca da temática violência, formas de prevenção, identificação e denúncia.
Neste sentido, encaminhamos roteiro para registro das ações realizadas na semana de 12  a 18 de maio de 2014 (a ser entregue posteriormente à Coordenação do EMFRENTE) e sugerimos alguns materiais que podem favorecer o desenvolvimento destas ações.
ROTEIRO PARA AÇÕES DE MOBILIZAÇÃO NA SEMANA DE 18/05
(Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes)


- Identificação da Instituição de Ensino:

- Agente(s) de Referência:

- Título da Ação:

- Data/ Período de Realização:

- Público Alvo (ex.: alunos, professores, familiares...):

- Articuladores (quem contribuiu para o desenvolvimento da ação):

- Procedimento proposto (descrição da ação):

- Resultados obtidos:

- Ilustração (imagens):  anexar


Ressaltamos que a Rede de Atendimento às Vítimas de Violência, do município de São José, por sugestão do Conselho Tutelar, tendo em vista as comunidades de onde advém o maior número de denúncias, enfatizará suas ações no dia 16 de maio no CEM Antônio Francisco Machado, pela manhã e CEM Morar Bem, pela tarde.  Entretanto, recomenda-se que tanto estas quanto as demais instituições desenvolvam sua própria programação de ações voltadas aos alunos, famílias e educadores, que podem incluir mural informativo sobre o tema, palestras, atividades reflexivas sobre o assunto, disponibilização de textos informativos (folder, panfletos, etc.), caminhadas, dentre outros.  Cabe a cada instituição de ensino definir às ações que melhor se adequarem às suas possibilidades de intervenção, o público a ser atingido e as estratégias utilizadas para tal, providenciando os materiais necessários para este fim.

BLOGS

·                    Blog do EMFRENTE
Espaço virtual com informações voltadas aos educadores que abarca as mais diversas formas de violência, com intuito de orientar a respeito de ações que promovam a identificação, manejo e encaminhamento das situações suspeitas de violência contra crianças e adolescentes.  Os materiais abaixo recomendados são todos oriundos das publicações disponíveis em nosso blog, fruto de pesquisas de materiais de qualidade provenientes de fontes diversas voltados à abordagem do tema.

·                    Blog do Faça Bonito
O slogan Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescente quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil. A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa. O Blog contém materiais referentes à campanha como texto base e peças para replicação (folder, arte para camiseta, etc.).

VÍDEOS
·                    Canto da Cicatriz
Documentário a respeito da violência sexual contra meninas, contendo depoimentos de vítimas que relatam detalhes dos abusos sofridos intercalam-se a comentários de especialistas, desenhos feitos por crianças abusadas, filmes de ficção e enquetes nas quais ficam evidentes os mitos e preconceitos envolvendo o assunto, tudo pontuado pelo poema de Gutfreind. Canto de cicatriz centra o foco nas duas principais formas de violência sexual que atingem as meninas: o abuso e a exploração sexual comercial. O tema é abordado a partir de uma perspectiva de gênero, já que, embora meninos também sejam abusados, as principais vítimas são crianças do sexo feminino.  RS, 2005, 37min.

·                    O Segredo – Aprendendo a Lidar com o Abuso
Animação com duração de 30 minutos, este vídeo educativo produzido na Coréia, em 2005, trata de uma situação vivida por Nara, uma garotinha que sofre abuso sexual e não sabe lidar com esse terrível segredo. O episódio mostra formas de identificar crianças que estejam sofrendo esse tipo de violência, retratando de que modo elas se expressam e como costumam se sentir.

·                    Video aulas – uso seguro da internet
Uma série com vídeoaulas sobre direitos de crianças e adolescentes na internet, produzidas pela Childhood Brasil e Safernet, está disponível gratuitamente na internet. Divididas em três módulos, além da introdução, o objetivo é fornecer ao educador subsídios para a abordagem da prevenção de crimes cibernéticos. Os módulos 2 e 3, em especial, tratam dos riscos e perigos no ciberespaço, como por exemplo, exposição da privacidade e de dados pessoais, com destaque para questões ligadas à sexualidade: sexting (exposição íntima) e violência sexual como: aliciamento, exploração e abuso sexual. Sinais para identificação de problemas e dicas de prevenção básica.

PUBLICAÇÕES
·                    Pipo e Fifi
É uma ferramenta que se destina as crianças a partir dos 4 anos de idade, explicando conceitos básicos sobre corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas.  De forma simples e descomplicada ajuda a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando caminhos para o diálogo, proteção e ajuda.  Todo disponível on-line, livro e caderno de atividades. 

·                    Gibi Turminha da Segurança Volume 2
Revista em quadrinhos de cunho didático desenvolvida para conscientizar crianças sobre a problemática da exploração sexual. São quatro histórias escritas por Edna Regina em parceira com a delegada Ana Cláudia Machado, da Secretaria de Investigação de Crianças Desaparecidas, do Paraná. Roteiro e ilustrações de Rodolfo Lucchin.

·                    Como identificar, prevenir e combater a Violência Sexual contra crianças e adolescentes
Publicação da Secretaria de Promoção Social do Município de Itapetininga (SP), no ano de 2007.  O material fruto do Projeto Criança Pede Proteção volta-se a educadores sociais, professores, profissionais da saúde e comunidade em geral e visa trabalhar informações básicas sobre a violência, além de formas de abordagem e encaminhamento. Considera que uma vez providos de um mínimo de informação, família, escola e comunidade podem ter um papel importante na observação de sinais de alerta da violência, percebendo indicadores físicos e/ou comportamentais e procedendo com a denúncia da suspeita. 

·                    Guia Escolar:  Rede de Proteção à Infância
Material que visa contribuir com a habilidade dos educadores para lidar com problemas de abuso e exploração sexuais de crianças e adolescentes.  Foi idealizado para funcionar como informador, orientador e treinador de integrantes da comunidade escolar, responsáveis pela relação educacional com crianças e adolescentes, sobre abuso e exploração sexual, insere-se no panorama mais amplo dos direitos humanos e, de forma especial, dos direitos de crianças e adolescentes. Para tanto, o Guia oferece instrumentos conceituais e operacionais para que se tomem as medidas necessárias com vista à proteção de crianças e adolescentes.

·                    Cartilha Disque 100
O Disque 100 – Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes é um canal de comunicação da sociedade com o poder público. O serviço recebe e encaminha denúncias sobre violência sexual e outras formas de violência contra crianças e adolescentes, como tráfico, violência física e psicológica e negligência. A publicação oferece informações sobre o serviço Disque 100, como dados de teleatendimentos e denúncias e tipos de violência registrados pelo país.  Esta publicação constitui um instrumento fundamental para se compreender o significado e os alcances desse serviço. 

·                    18 de Maio – Caderno Temático
Caderno temático organizado pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, no sentido de  trazer esclarecimento acerca deste problema no cenário brasileiro e promover a reflexão de todos, uma vez que o enfrentamento desta situação não pode prescindir de ações eficazes, interdisciplinares e efetivas dos governos, dos parlamentos, das empresas, da sociedade civil e dos organismos  internacionais. Dentre os artigos, são tratados os temas Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes;  Desenvolvimento da Sexualidade de Crianças e de  Adolescentes; Educação e Sexualidade; Gênero, Infância, Sexualidade e Educação; O lugar da Escola na Educação Sexual.  É uma publicação da Secretaria Especial dos Direitos Humanos.  Brasília, Maio de 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário