3 de fev. de 2015

Crianças e adolescentes em situação de violência: traços inquietantes da contemporaneidade


 
O presente estudo, realizado por Daniela de Araújo Ando e Nilson Massakazu Ando, tem como objeto a compreensão do universo da violência doméstica contra crianças e adolescentes, fenômeno extremamente grave e inquietante da contemporaneidade.

Ressalta a importância da compreensão dos impactos da violência sobre a família, quais fatores de risco e modalidades fazem parte desse fenômeno e quais os marcos e ações intersetoriais de proteção a criança e ao adolescente. A família aparece tanto como co-autora da violência quanto instituição protetora para a saúde de seus membros. Destacamos que as ações necessitam estar articuladas em redes intersetorial e social, prevenindo a violência familiar e promovendo a saúde.

Para tanto, utilizou-se como referência estudos e publicações referentes ao tema, os quais discutem que crianças e adolescentes, mesmo com direitos aparentemente reconhecidos, continuam sendo maltratados, abusados e violentados no âmbito familiar, considerado o espaço mais difícil para a participação ativa desses personagens.

Encontra-se disponível no site da Associação Brasileira de Psicopedagogia:  http://www.abpp.com.br/sites/default/files/95-criancas-adolescentes-violencia.pdf
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário