17 de ago. de 2015

Livro infantil aborda prevenção ao abuso sexual


Que tipo de mostro conseguiria assediar sexualmente uma criança? Infelizmente muitas pessoas! O abuso sexual é algo traumático e difícil na vida dos pequenos. Muitas vezes é preciso uma terapia intensiva para conseguir superar esse obstáculo.

Para ajudar crianças e adultos a lidar com esse problema e evitá-lo, foi lançado o livro “Invasão do Planeta Carinho”, da autora Valéria Fonseca (Editora All Print, R$ 25).

A obra nasceu a partir do relato de abuso sexual sofrido por uma pessoa muito próxima à autora. Este fato levou muitos anos para ser descoberto. Pois, como é comum acontecer em casos como esses, nem sempre os pais ou adultos responsáveis acreditam na narrativa da criança.

Certamente, o fato poderia ter sido identificado precocemente e os danos minimizados, caso os envolvidos tivessem o mínimo de preparo para lidar com este assunto.

A autora usou sua indignação, criatividade e delicadeza para conceber um livro leve e ao mesmo tempo absolutamente necessário nos dias atuais, no qual o tema abordado está cada dia mais presente na mídia, enchendo páginas de jornal, sites e revistas.

“O livro é o formato que dei para minha oração e protesto em favor de todas as pessoas que sofreram e que ainda são vítimas de situações de abuso. Não podemos ficar olhando passivamente o que acontece de errado sem manifestar nossa indignação de maneira construtiva. Sei que às vezes pensamos que não podemos fazer muita coisa... Não acredite nisso! Faça qualquer coisa assim mesmo! Se cada um de nós fizer o que está ao nosso alcance, podemos sim, amenizar algumas dores e conseguir progressos significativos.”

Trecho do livro:

(...) Os bons desejos saíram vencedores e os maus foram expulsos do planeta.
Sem ter para onde ir, eles resolveram se mudar para Carinho, o planeta vizinho.
Uma vez lá instalados, começaram a influenciar alguns habitantes deste planeta. E, onde só havia carinhos bons, começou a existir carinhos maus. (...)

(...) começaram a perceber que os carinhos bons, vindo de pessoas realmente amorosas, faziam com que se sentissem bem, felizes, amadas, seguras e respeitadas.
Os carinhos maus ao contrário, provocavam medo, vergonha, insegurança e muitas dúvidas. Carinhos maus podiam, inclusive, deixar uma criança triste e sem saber fazer carinho para sempre. (...)

Fotos: Divulgação

FONTE:  http://www.mulher.com.br/casa/livro-infantil-aborda-a-prevencao-ao-abuso-sexual

Nenhum comentário:

Postar um comentário