13 de set. de 2013

Crianças Desaparecidas


O EMFRENTE vem, hoje, orientar a respeito do desaparecimento de crianças e  adolescentes.  Com este fim, recomendamos que conheçam o Movimento Catarinense de Busca da Criança Desaparecida, criado em 30/06/2004 com objetivo de prevenção e divulgação de casos de desaparecimentos.  Este movimento em parceria com a Policia Civil de Santa Catarina, prioriza o desenvolvimento projetos e implementar ações que despertem na sociedade a solidariedade e proteção as crianças vítimas desta violência.


Recomendações às Escolas

- Atenção a suspeitos ao entorno. Observar o máximo possível suas atitudes e características (roupas, fisionomia, placa e modelo de veículo, etc). Em caso de suspeita grave comunique imediatamente a Polícia.
- Não permita sob qualquer alegação, que alguma criança seja conduzida na saída da escola por pessoas não autorizadas expressamente pelos pais.
- Não permita que alunos deixem as dependências da escola durante o horário de aula, nem mesmo que estranhos tenham acesso ás dependências da escola, sem prévia identificação e autorização.
- Observar e orientar os alunos para que não levem para a escola objetos e materiais que possam colocar em risco a integridade física deles mesmos  e de terceiros.
- Acompanhar os hábitos de leitura e os acessos à internet, principalmente junto aos sites de relacionamento. Identificada qualquer anomalia, DENUNCIE, se for o caso.

Recomendação aos Pais

- Oriente seu filho, desde pequeno, a não aceitar presentes, doces ou caronas de estranhos, sob qualquer argumentação, e mesmo de conhecidos ou parentes sem o seu prévio consentimento.
- Conheça sempre as pessoas (familiares, professores) que convivem com seu filho, participando sempre de suas atividades escolares, festivas e entre amigos.
- Desde pequena a criança deve conhecer seu nome completo, os dos pais, seu endereço, telefone, referências, etc.
- Não permita que seu filho brinque na rua sem supervisão efetiva de um adulto de sua confiança.
- Não deixe seu filho sozinho em casa, mesmo que seja só por alguns minutos.
- Ao mudar-se para um novo endereço, faça sua família ser conhecida da vizinhança e conheça também as pessoas que estão a sua volta.
- Providencie a Carteira de Identidade de seu filho, que pode ser emitida a partir do nascimento da criança.
- Faça exame para conhecer o tipo sanguíneo e o fator RH da criança.
- Observe mudanças no comportamento da criança e procure imediatamente identificar a causa.
- Quando transportar crianças em seu veículo, o faça com os equipamentos de segurança adequados e as cautelas necessárias.
- Não deixe crianças sozinhas no interior de veículos, mesmo que seja por alguns instantes.
- Faça com que seu filho se sinta seguro para confidenciar qualquer coisa a você. Seja sempre seu amigo, independente das circunstâncias.
- Acompanhar os hábitos de leitura e os acessos à internet, principalmente  junto aos sites de relacionamento. Identificada qualquer anomalia, DENUNCIE, se for o caso.              

Recomendações à Comunidade em Geral

- Observe novos vizinhos com hábitos estranhos em relação às crianças que com eles convivam (casa sempre trancada, falta de sociabilidade) e, caso haja alguma suspeita, não hesite em contatar com a Delegacia de Polícia mais próxima ou Conselho Tutelar de sua cidade.
- Não hesite em denunciar abusos de qualquer natureza contra crianças e adolescentes pelo telefone 181 (Disque Denúncia), em uma Delegacia de Polícia Civil ou Conselho Tutelar local. Sua identidade será preservada.  

ACESSE A CARTILHA DO JUCA SABIDO:


FONTE:  http://www.criancadesaparecida.org/

 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário