30 de set. de 2013

Violência é Agravo de Notificação Compulsória na Saúde


Um dos propósitos ao qual o EMFRENTE tem se debruçado desde o ano de 2010 é a articulação e fortalecimento da rede de apoio às crianças e adolescentes vítimas de violência.  Neste sentido, a parceria com a Secretaria de Saúde é um ponto fundamental. 
No encontro do mês de Setembro, que aconteceu na última quinta-feira, tal Secretaria, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica – DANT (Doenças e Agravos Não Transmissíveis), prestou grande colaboração aos Agentes de Referência ao esclarecer quea vigilância epidemiológica das DANT´s tem como principal objetivo a prevenção, o controle e o monitoramento dessas doenças e seus fatores de risco e a promoção geral da saúde (MS/2013).  E que por se tratar de um fenômeno sócio-histórico, a violência não é, em si, uma questão de Saúde Pública e nem um problema médico típico, mas que afeta fortemente a saúde. Sendo assim, é  agravo de notificação compulsória, todo caso suspeito ou confirmado de violência doméstica, sexual e/ou outras violências.

Confira, a seguir, algumas informações trabalhadas pelo setor junto aos educadores do EMFRENTE e amplie, você também, seu repertório de informações sobre o assunto.

 
 
 

 
 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário